LOGO NEGATIVO

A Víbora

viper

Víbora foi o nome dado popularmente ao Dodge Viper, o superesportivo fabricado pela divisão Dodge da Chrysler LLC. Um veículo diferenciado que, na década de 1990, atraía a atenção dos amantes de carros por sua beleza e velocidade. Ele aparecia por aqui somente nos cinemas, programas de TV e em várias revistas especializadas, levando seus simpatizantes ao delírio.

Ao redor do mundo, foram vendidas cerca de 12.000 unidades entre 1992 e 1995.

No Brasil, demorou a desembarcar um exemplar. Se tem notícia que somente 27 modelos chegaram ao nosso país.

Seu lançamento oficial se deu em 1989, como carro conceito, no Salão de Detroit. A versão de produção foi apresentada em 1992.

O próprio Carroll Shelby se envolveu no desenvolvimento do carro, que foi considerado, na época, um dos melhores esportivos já produzidos nos Estados Unidos.

O Viper possuía uma bela carroceria e era embaixo do seu longo capô que se destacava o esplendoroso motor V10 de alumínio, que entregava 654 cavalos de potência e torque de 82,9 kgfm, atingindo 266 km/h de velocidade, com o câmbio manual Tremec de seis marchas.

O último modelo desse carro a chegar ao Brasil, foi em janeiro deste ano e pertence ao colecionador Marcelo Alquila, proprietário da “Garagem dos Sonhos” aqui em Brasília (veja Instagram).

Pude conhecer pessoalmente essa máquina e dizer, sem sombra de dúvidas: é o carro dos sonhos de qualquer pessoa que goste de veículos nesse estilo.

O carro não possui nenhum tipo de assistência eletrônica e seu interior é muito simples.

Paulo Oliveira – Antigomobilista, Empresário,
Advogado e Historiador de formação.
E-mail: paulinho.f.v@globo.com

an3

Achou interessante? Então compartilhe!